Capacetes de proteção: qual modelo escolher

Capacetes de proteção: qual modelo escolher

Os capacetes são equipamentos de proteção individual essenciais e obrigatórios em resgates e trabalhos. A fim de proteger a cabeça, uma das partes mais sensíveis dos seres humanos, eles são encontrados em diversos modelos e cores.

Mas afinal, você sabe qual modelo de capacete de proteção adequado para cada função? 

A seguir, você entenderá a importância desse equipamento e suas distinções. 

Capacetes de segurança no trabalho

As normas de segurança do trabalho exigem o uso de capacetes em diversas funções, entre as mais comuns estão as associadas à construção civil e, dentro da mesma, existem diversos modelos. É necessário se atentar às condições de cada cargo e seus riscos, para escolher a melhor opção.

Cores de capacetes de proteção

Não há, de fato, uma regulamentação que defina cores de capacetes específicas para cada cargo. Popularizou-se o uso padronizado de algumas cores para facilitar o reconhecimento de alguns cargos dentro da hierarquia.

O padrão mais comum é o seguinte: 

  • Branco e cinza: engenheiros, mestres e encarregados;
  • Azul: pedreiros;
  • Verde: serventes e operários
  • Vermelho: carpinteiros;
  • Laranja: eletricistas;
  • Preto: técnicos de segurança do trabalho;
  • Marrom ou amarelo: visitantes.

Capacetes de Resgate

Profissionais do resgate passam por frequentes situações de risco, tornando o uso do capacete essencial para garantir a segurança dos mesmos. Porém, devemos nos atentar ao modelo específico para cada um dos casos, já que o uso incorreto do equipamento pode anular sua proteção. 

A seguir, confira os principais modelos de capacetes de resgate e suas funções.

Capacete para bombeiro florestal

O modelo VTF1 é muito utilizado por bombeiros florestais pois atende às normas reguladoras que regem a função. Ele oferece grande proteção e versatilidade, além de contar com um sistema de ventilação na parte de cima, facilitando a saída do calor. 

Capacete de Arborismo

O capacete de arborismo foi projetado para trabalhar em lugares altos. Seu principal diferencial é que ele se encaixa perfeitamente mesmo em posições mais complexas como o corpo suspenso ou inclinado sem escorregar da cabeça ou cair. Garante uma retenção segura e pode ser ajustado para vários tamanhos. 

Capacete super plasma

Frequentemente usado para resgates em mata fechada, o capacete super plasma permite o encaixe de qualquer lanterna, o que auxilia muito os profissionais no trabalho. Além de possuir uma ventilação com 10 saídas de ar. 

Onde comprar capacetes de segurança

A Resgatécnica trabalha com diversas opções de capacetes de segurança e outros equipamentos de resgate como luvas, botas e outros itens. Nós asseguramos o desempenho, a confiabilidade e a qualidade dos equipamentos mais simples aos mais sofisticados aqui comercializados. Conheça toda nossa linha de capacetes de segurança, clicando aqui.