Classes de incêndio: Aprenda os tipos para deixar seguro o seu negócio

Classes de incêndio: Aprenda os tipos para deixar seguro o seu negócio

No artigo de hoje, conheça quais são  as classes de incêndio para facilitar a operação de materiais como extintores. Aprenda a operar o extintor de acordo com as classes de incêndio necessárias para garantir a segurança de seu negócio. 

Para quem possui um estabelecimento é de suma importância conhecer não somente quais são as classes dos extintores de incêndio. Isso ocorre devido cada extintor ser separado para responder a uma classe correta do incêndio. 

Por isso, se você quer ficar informado para agir em determinadas situações, fique conosco. Saiba como manter o seu negócio seguro a partir dessas dicas de conhecimento.  

A importância de distinguir as classes de incêndio

Quando estamos diante de uma situação que envolve perigo com fogo, pensamos automaticamente em água. Nossa mente já sabe que a água consegue apagar e conter o fogo. Com isso, pensamos que encontrar uma mangueira para o transporte da água é suficiente.

No entanto, é importante deixar claro que existem diferentes classes de fogo. Esses tipos de fogo se classificam como classe  a, k, b, d e c de incêndio. 

Nesse sentido, é importante conhecer cada uma delas, assim como quais são as classes de extintores para incêndio ideias para cada um desses casos. 

Esses são os principais pontos para combater um incêndio com eficiência antes da chegada dos bombeiros. 

Classes de incêndio e suas características

A seguir, separamos quais são essas classes, assim como quais são os extintores para cada uma delas.

Classe A

Essa classe é comum pois é o tipo de incêndio que acontece em materiais sólidos como por exemplo: tecido, algodão, borracha, papel e madeira. Para ressaltar a sua característica, esse tipo de fogo deixa resíduos como cinzas ou carvão. 

Para combater esse tipo de fogo, é ideal utilizar extintores que são à base de água (H²O). Esse tipo extintor apaga o fogo através da formação de filme ou camada aquosa que umedece o fogo resfriando e apagando a chama. Essa é uma das classes de incêndio que se usada a classe base de água, gera uma dificuldade do fogo se reacender novamente.

Classe B

O incêndio acontece com líquidos ou até mesmo gases inflamáveis, assim como sólidos que se liquefazem. Um exemplo disso é a gasolina, graxas, querosenes, óleos, parafinas e outros. 

Para controlar com êxito as situações da classe B de fogo, é indispensável o extintor a base de pó químico e gás carbônico. Essas classes de extintores de incêndio agem abafando o fogo da classe B e interrompe a combustão.

Um detalhe é que o uso do gás deve ser evitado em ambientes pequenos e substituído pelo pó para não se tornar asfixiante.

Classe C

Uma das classes de incêndio que acomete aparelhos elétricos e equipamentos ligados à energia. Um exemplo é as máquinas de lavar, microondas, geladeiras, motores, computadores e demais aparelhos.

Para combater, as classes de extintores de incêndio ideais são a de gás e pó químico. Pois a classe de base de água ou outras podem agir como condutores e traz riscos de choques.

Classe D

Inclui os metais pirofóricos como o sódio, magnésio, zinco, selênio, titânio, lítio, potássio e outros. Para combater, é ideal usar os extintores especiais de pó químico, pois os metais geram oxigênio na queima. 

Não busque usar outros tipos e classes de extintores para apagar os incêndios da classe D, pois pode trazer grandes riscos. 

Classe K

A classe k está relacionada à classe de incêndio que acomete o início em gorduras de animais ou até mesmo em vegetais. Portanto, acontece geralmente em frigideiras, equipamentos de frigideiras, assadeiras e grelhas.

O modelo ideal é apagar com soluções aquosas de acetato de potássio, que ao entrar em contato com essa classe de incêndio esfria e isola o combustível do oxigênio, apagando o fogo.

Considerações finais

Agora que você já entendeu, é importante estudar um pouco mais sobre as classes de extintores para manter o seu negócio ainda mais seguro. Portanto, assim como entender as classes de incêndio, é ideal conhecer as classes de extintores para cada tipo de fogo e situação.

Gostou do conteúdo a respeito das classes de fogo e extintores de incêndio? Fique por dentro do site da Resgatécnica e fique por dentro de muito mais.