Saiba tudo sobre EPI’s para Combate a Incêndio Florestal

Um incêndio florestal costuma ser, literalmente, algo muito devastador. A fauna e a flora saem perdendo muito com incêndios, sejam acidentais ou propositais. Floresta incendiada é um verdadeiro desastre ambiental. Animais morrem queimados ou perdem seu habitat. Além disso tudo, a queimada polui muito o ar atmosférico.

Por conta disso, em áreas de florestas, é preciso ter um monitoramento contínuo para evitar queimadas. Isso independente se elas foram causadas pela ação do clima, como as altas temperaturas, ou por atividade criminosa.

O fato é que, mesmo com toda uma estrutura e equipe monitorando, nem sempre é possível evitar um incêndio desse tipo. Por isso, é preciso contar com profissionais que atuem diretamente no combate a incêndio florestal.

Profissionais altamente capacitados e treinados para lidar com a situação realizam esse trabalho. Só que, além de um preparo técnico, esses profissionais precisam de bons equipamentos de proteção individual, os EPI’s. Além disso, necessitam fazer uso de bons equipamentos de combate a incêndio florestal.

Este texto é para isso mesmo! Dar mais detalhes sobre o assunto e apresentar melhor os equipamentos que fazem a diferença nesses combates. Vamos conferir, logo abaixo!

Como funciona o combate a incêndio florestal?

Utilizando uma roupa de combate a incêndio adequada, bem como ferramentas de combate a incêndio, necessárias para o exercício de suas funções, profissionais competentes atuam no combate ao fogo que devasta as florestas. No Brasil, os incêndios florestais são comuns por conta do clima tropical — muito quente e seco durante boa parte do ano.

É claro que muito do desmatamento e das queimadas se dá pela ação de pessoas que têm a intenção de explorar as florestas, de forma ilegal. Então, esses incêndios propositais servem para a criação de campos, principalmente, para plantio e pecuária.

Quais são os principais equipamentos utilizados?

Agora, vamos listar aqui alguns equipamentos que podem ser decisivos em uma ação de combate a incêndio florestal. Confira!

Capacete

O capacete para combate a incêndio é indispensável para ações contra queimada florestal. Protege a cabeça do profissional em situações em que, por exemplo, galhos podem cair e causar traumatismos severos no profissional que está no combate.

Abafador de incêndio

O abafador de incêndio é usado em queimadas florestais para extinguir as chamas que estão em vegetações rasteiras. Elas serão abafadas para acabar com o fogo e evitar o seu espalhamento. Eles podem ser de cabo de alumínio, madeira, abafador alaska ou VF.

Bomba portátil

A bomba portátil é um equipamento que é uma verdadeira mão na roda. Assim, com ele, é possível bombear água para lugares de difícil acesso. Assim, o incêndio pode ser minimizado ou, até mesmo, controlado.

Onde adquirir os melhores itens para combate a incêndio florestal?

Bons equipamentos podem mudar completamente a situação de um incêndio florestal que pode ser controlado. Por isso, não hesite em pesquisar bastante na hora de adquirir equipamentos de qualidade e com uma alta durabilidade. Eles precisam seguir uma série de requisitos: segurança, conforto, resistência, eficiência, etc. É válido ressaltar que há empresas especializadas no fornecimento desse tipo de equipamento.

Aqui neste conteúdo, você conseguiu conferir um pouco mais sobre combate a incêndio florestal, bem como entender mais sobre alguns equipamentos fundamentais na prática desse combate.

Para saber ainda mais sobre tudo que está envolvido com esse assunto, conheça a seção de equipamentos de combate a incêndio florestal que a Resgatécnica oferece para situação de combate a incêndio. Explore mais o assunto! Afinal, obter conhecimento nunca é demais.