Combate a incêndios florestais: todas as informações necessárias

Combate a incêndios florestais: todas as informações necessárias

Entenda como realizar o combate a incêndios florestais, quais são os artifícios utilizados para que esse tipo de situação não ocorra.

Ninguém nunca está preparado para um combate a incêndio florestais, afinal, não é algo que esperamos, certo ?

Considerando isso, é de extrema importância saber como agir em situações assim. As pessoas que gostam de acampar ou fazer trilha, por exemplo, estão ali para apenas apreciar a natureza.

Contudo, já imaginou ter que lidar com isso na prática? É isso que vamos entender  no artigo de hoje. Acompanhe! 

O que é um incêndio florestal?

De acordo com o manual de prevenção e combate a incêndios florestais, um incêndio florestal trata-se de uma situação onde não é possível mais controlar o fogo, transformando-o em uma agente de alto poder destrutivo.

Para caracterizar o incêndio florestal, é necessário entender que a ação do fogo no ambiente natural é dependente de alguns aspectos, além dos que permitem que ocorra a combustão, são eles: oxigênio, fonte de calor e o material combustível.

Dessa forma, um incêndio florestal depende, sobretudo, das condições meteorológicas. Além disso, as condições do tempo podem possibilitar o início do fogo, como também os fatores topográficos  favorecem uma queima mais intensa e veloz para a propagação das chamas.

Por fim, esses fatores também podem  causar um maior ou menor grau de dificuldade para o combate a incêndio florestal, associado especialmente às dificuldades de acesso ao local do Fogo.

O que é necessário para realizar a prevenção e combate a incêndios florestais?

Para as pessoas que desejam entender mais a fundo e se especializar em combate a incêndio florestal, é recomendado que faça um curso de prevenção e combate a incêndio florestal. Nele, você irá aprender diversas coisas como:

  • Os três fundamentos indispensáveis ao fogo: que se resume a calor combustível e oxigênio, sendo importante entender o papel de cada elemento nos incêndios;
  • Maneiras de criar uma linha de fogo: isso porque o fogo controlado permite o corte na fonte de combustível do incêndio, funciona como um ataque indireto ao incêndio;
  • Utilizar água como ferramenta de supressão: a água consegue remover a fonte de combustível e transformá-la totalmente em úmida, sendo que o vapor reduz a concentração de oxigênio que existe naquele local;
  • Considerar a utilização de espuma Classe A ou agentes umectantes: afinal, eles potencializam a penetração da água nos combustíveis sólidos, melhorando a eficiência do combate;
  • Quais são as barreiras naturais: de forma geral, são classificadas como barreiras naturais os rios, lagos, estradas, regiões rochosas e brejos.

O que fazer para prevenir e combater o incêndio florestal?

Se você é apenas uma pessoa comum e quer saber como realizar a prevenção e combate a incêndios, antes de tudo, você deve acampar de maneira segura.

Isso porque incidentes deste modo não são impossíveis de acontecer, portanto, evite-os das seguintes formas:

  • Jamais acenda fogueira em locais bastante secos ou perigosos, ou seja, perto dos elementos indispensáveis do fogo. Se por acaso você não tiver um fogareiro, busque uma região que esteja a 6 m de distância de paredes de tendas, arbustos, árvores, ou algum produto inflamável;
  • Sempre retire do local os pedaços de gramas, folhas, palhas e gravetos. Além disso, os troncos de árvores devem ser removidos também. Em seguida, circunda a área com rochas, afinal, sendo uma barreira natural ela impede uma eventual propagação das chamas;

Use equipamentos profissionais para auxiliar no combate à incêndios

Caso um incêndio já esteja propagado, é importante sempre utilizar alguns equipamentos, como o uso do LGE Classe A. Isso porque, ele garante uma penetração da solução nos combustíveis sólidos maior, por exemplo, a madeira. 

Além disso, esta solução de água e LGE Classe A pode também ser aplicada por meio de canhões monitores instalados em viaturas.

Contar com os equipamentos adequados para combater incêndios é fundamental para uma experiência exitosa, por isso a Resgatécnica é a melhor empresa para quem precisa de materiais práticos e eficientes na hora de enfrentar os sinistros com fogo. 

Entre em contato conosco para conhecer nossa linha de equipamentos para resgate e salvamento.