Como montar um kit de primeiros socorros para Bombeiro Civil ou Brigadista?

Quando ocorre um acidente os primeiros a chegarem para dar os primeiros atendimentos são os Bombeiros. Através deles milhares de vidas são salvas e podem voltar para sua vida rotineira. Para atender os acidentados é preciso que os Bombeiros estejam equipados com todos os materiais necessários dentro do Kit de primeiros socorros.

Sem o kit de primeiros socorros, fica difícil manter a qualidade do atendimento e, em alguns casos, vidas podem deixar de serem salva. Porém, o Kit de primeiros socorros para Bombeiro Civil ou Brigadista precisa ser completo e conter todos os materiais necessários.

Se você não sabe como montar o kit de primeiros socorros para Bombeiro Civil ou Brigadista continue lendo o artigo e veja como montar e o que deve conter no kit.

Que materiais devem conter no Kit de primeiros socorros?

Quando vai se montar um kit de primeiros socorros sempre surge uma dúvida, o que deve conter neste kit? É importante salientar que os produtos devem ser de qualidade para que garantam sua eficácia, por isso vamos indicar os equipamentos corretos. Confira abaixo.

Os principais materiais para Kits de primeiros socorros para bombeiro Civil ou Brigadista, são:

  • 3 pares de luvas látex

As luvas são usadas para a proteção do socorrista, para evitar que ele se contamine com sangue ou secreções do acidentado, que podem estar infectadas.

  • 3 talas de 50cm de comprimento

As talas são usadas para atender no caso de fratura, caso tenha fraturado uma perna, ou um braço.

  • 4 ataduras de crepe 15cm

As ataduras são usadas para enfaixar locais que necessitem de maior cuidado.

  • 1 rolo de esparadrapo

O esparadrapo é fundamental para fazer curativos e fixa-los no local.

  • 6 pacotes de gaze

A gaze serve para fazer a limpeza do local machucado.

  • 1 tesoura de ponta romba (tesoura de paramédico)

A tesoura de ponta romba serve para cortar as roupas da vítima sem a machucar.

  • 1 frasco de soro fisiológico

O soro fisiológico serve para limpar os ferimentos e queimaduras.

  • 1 cobertor de isolante térmico

O cobertor vai ajudar a vítima acidentada a manter a temperatura do corpo estável.

  • 4 band-aid

Os band-aid ajudam a proteger ferimentos pequenos.

  • 1 compressa bandagem triangular 1mX1m

A compressa bandagem, também é usada para conter sangramentos, fixar curativos e proteger ferimentos.

  • 2 sacos plásticos com zíper (Zipbag)

Os sacos plásticos são usados para colocar os pertences pessoais da vítima, ou até se for o caso, colocar um membro caso tenha sido amputado.

O colar cervical é utilizado no caso de traumas que ocorram na região do pescoço. Ele vai proteger a vítima de maiores lesões e até de ficar paraplégico.

  • 1 bolsa de gelo químico

A bolsa de gelo químico pode ser usada para aliviar dores.

  • Máscaras de proteção

A máscara de proteção é usada para proteger o Bombeiro de contaminações.

  • 1 álcool gel

O álcool-gel é usado para fazer a assepsia das mãos.

  • 1 termômetro digital

Para aferir a temperatura da vítima.

  • 1 lanterna tipo caneta

A lanterna tipo caneta serve para enxergar à noite e em locais mais fechados, onde a vítima possa estar.

  • 1 pocket mask

Máscara muito usada por socorristas para as vítimas quando sofrem parada cardiorrespiratória, que dão auxílio ao Bombeiro nos procedimentos de RCP.

  • Micropore

O micropore é usado para fixar curativos em pele mais sensíveis, como as de bebe.

  • Oxímetro de pulso

O Oxímetro de pulso é usado para medir a quantidade de oxigênio que tem no sangue da vítima e fazer uma análise sobre a sua condição de saúde no momento.

Alguns dos produtos citados acima você encontra na loja Resgate Técnico, onde tem muito mais artigos que podem ser usados em salvamentos por Bombeiro Civil ou Brigadista.

Vale lembrar que a quantidade de materiais que devem ser usados no Kit de primeiros socorros varia de acordo com cada ocasião.

Como montar o kit de primeiros socorros

Aprenda a montar um kit de primeiros socorros para Bombeiro Civil ou Brigadista, passo a passo aqui abaixo:

1º passo – O primeiro passo é comprar a bolsa de resgate para poder montar com todos os equipamentos necessários. A bolsa precisa ser especializada com espaços próprios para cada item que será colocado;

2º passo – É importante colocar na bolsa todos os equipamentos nos lugares certos para que na hora que forem necessários sejam encontrados com facilidade. Vale lembrar que tempo é muito importante na hora de fazer um resgate;

3º passo – Organize os itens de primeiros socorros;

4º passo – As tesouras, termômetros e pinças devem estar sempre esterilizadas para garantir a saúde dos pacientes acidentados;

5º passo – Você deve checar o material com frequência para garantir que todos estejam nas datas de validade, principalmente os medicamentos;

6º passo – Antes de comprar medicamentos para montar o Kit de primeiros socorros para Bombeiro Civil ou Brigadista é importante consultar um médico para que ele possa indicar o que o bombeiro pode usar com segurança.

O que fazer nos primeiros socorros?

Antes mesmo de iniciar o atendimento à vítima é importante não mexer com ela e averiguar qual é a situação que se encontra. Depois, com o maior cuidado, sem mexer com a mesma dar inicio aos primeiros atendimentos, colocando o colar cervical para que possa removê-la, se for ao caso, à uma Unidade de Tratamento mais próxima.

Todo bombeiro, quando faz o curso recebe instruções de como fazer os primeiros socorros às vitimas de todos os tipos de acidentes, sejam domésticos, de trabalho, de carro, enfim, eles são treinados para atender às vitimas de acidentes, sejam eles quais forem. Por isso é tão importante, sempre, chamar os bombeiros, caso ocorra algum acidente, pois eles vêm equipados com o kit de primeiros socorros e com toda a sua experiência para deixar o paciente o mais confortável possível, mediante a sua situação.

Agora você já sabe como montar o kit de primeiros socorros para Bombeiros ou Brigadistas de forma correta para poder fazer o seu trabalho da melhor maneira possível.