Dicas de Combate e Prevenção a Incêndio

Como sabemos, um incêndio pode ter consequências catastróficas. O prejuízo é sempre alto, seja ele em zonas urbanas, como em edificações ou casas e, até mesmo, em florestas e zonas rurais. Por isso, aprender mais sobre o combate e a prevenção a incêndio é sempre muito importante.

Antes mesmo de falar sobre combate, é preciso que, antes, haja o conhecimento sobre prevenção a incêndio. Afinal, como diz o velho ditado, é melhor prevenir do que remediar. Mas, se for remediar, que seja da melhor maneira possível. Por conta disso, é imprescindível que todos recebam informações sobre como prevenir e também combater o incêndio.

Seja no combate ou na prevenção ao fogo, há uma série de procedimentos que precisam ser feitos corretamente, principalmente em situações de extrema urgência. É claro que o trabalho mais denso requer a presença de um profissional da área, que no caso são os bombeiros. Mas, isso não quer dizer que pessoas comuns não podem agir em situações extremas. 

Uma pessoa que não tem formação de bombeiro pode minimizar um problema dessa natureza até a chegada de um bombeiro, para que não se torne ainda maior. Assim, ele evita que algo mais grave aconteça ou, ao menos, controle a situação para ganhar tempo até que o profissional esteja presente.

Ficou interessado em saber mais? Então, siga conosco e confira detalhes sobre o assunto, bem como dicas importantes para ficarmos atentos, em caso de emergências relacionadas a incêndios.

Conduta de prevenção a incêndio

Entre algumas recomendações para prevenir incêndios é evitar o ato de fumar em lugares fechados, sejam eles comerciais ou residenciais. Afinal, costumam existir nesses locais uma grande quantidade de materiais combustíveis.

Mais uma atitude é desligar da energia aparelhos eletroeletrônicos em ambientes de trabalho ou em casas, nos horários em que não haverá necessidade do seu uso. Isso evita que ocorra algum curto circuitos, o que pode causar um incêndio. Além disso, é essencial respeitar a NBR 14432 — normas técnicas estabelecidas para edificações, em relação aos aparatos elétricos. 

Por último, e não menos importante, é preciso deixar materiais, como álcool e fósforos, longe do alcance de crianças.  O ideal é armazená-los em locais ventilados, onde não sofrem com fontes de calor. 

Ações de controle do incêndio enquanto os bombeiros não chegam

Você pode tomar algumas atitudes de controle, até a chegada dos bombeiros. A primeira delas é fechar janelas e portas, para evitar fenômenos de sucção. Além disso, é importantíssimo fechar válvulas de gás e retirar outros materiais que sejam inflamáveis, de dentro e do arredor do local em incêndio. Outra sugestão muito útil é molhar as paredes do local em que está surgindo as chamas.

Lembrando que você só deve tentar realizar essas atividades, caso as chamas ainda esteja muito pequenas. Ou seja, que hajam condições realmente seguras para a sua integridade física. Caso contrário, saia do local, o quanto antes e chame por socorro.

Afinal, provavelmente, você não terá os equipamentos profissionais para combater ao incêndio. Já os bombeiros possuem um aparato completo, que os propicia condições favoráveis para um enfrentamento mais enfático e eficiente.

A importância dos equipamentos de combate a incêndio

Contar com aparatos que auxiliem no combate a incêndio é de extrema importância. Assim, um profissional que combate a incêndio estará altamente preparado. Ele utiliza itens específicos e se veste com uma roupa de combate a incêndio. Um exemplo disso pode ser a roupa de brigadista.

Além disso, existem ferramentas de combate a incêndio que auxiliam esse profissional no combate. Bombas específicas para bombear água, roupas especiais de combate a incêndio, capacete, botas especiais, entre outros. Portanto, tudo isso faz diferença no combate a incêndio. Principalmente, se esses itens forem adquiridos em lojas de confiança, que fornecem materiais com procedência e alta qualidade.

Gostou de conhecer mais sobre a importância dos equipamentos de combate e prevenção a incêndio, além de receber dicas importantes sobre o assunto? Então, que tal conferir nosso blog post que fala sobre equipamentos para bombeiros? Boa leitura e até breve!