Equipamento para medição de gases: detector de gases e analisador

Equipamento para medição de gases: detector de gases e analisador

O equipamento para medição e detecção de gases ou combustíveis prejudiciais no ambiente, é amplamente empregado para reconhecer se há vazamentos de gases em tubulações, além de controlar e analisar a formação desses gases.

Pode ser usado em vários espaços de detecção de gases em espaços confinados, sendo constantes seu uso nos campos industriais, comerciais e residenciais. Além disso, é indicado para aterros sanitários que existe a presença de resíduos sólidos.

Há vários tipos sistema de detecção de gases e de equipamentos de medição de gases, cada um deles mais indicados de uso específico. Eles são  bastante eficientes e resistentes, sendo produzidos com matérias de alta qualidade.

Informações sobre os equipamentos de gases 

Dentre os modelos mais usados estão equipamentos como aparelho de detecção de gás, vazamento de gases, analisador de gases e etc.

Os equipamentos de medição de gases são bastante sensíveis, podem identificar com facilidade a presença de gás nos espaços, mesmo que seja em pouca quantidade.  Essa ferramenta pode medir dióxido de carbono, sulfeto de hidrogênio, oxigênio e metano e etc.

Isso atribui aos equipamentos de medição de gases uma enorme resistência ao calor e outros infortúnios, podendo ser usados em espaços hostis. 

São aparelhos criados com a tecnologia de última geração, levando inovação na operação, medição de gases e simplicidade no manuseamento. Vale ressaltar que é necessário que o aparelho detecção de gases passe por manutenções frequentes, assim como o analisador.  

Quais as diferenças entre um detector de gases e um analisador de gases?

Os gases são substâncias que não tem volume fixo e habilidade de expandirem e de se ampliarem e serem misturáveis entre si, isso quer dizer que são como o ar. Grande parte dos gases inflamáveis, oxidantes ou tóxicos são usados em indústrias em reações como produtos finais ou catalisadores. 

Esses gases usados nas indústrias transmitem o perigo de vazamento e podem ser prejudiciais em circunstâncias de detecção de gases em espaços confinados, tanto para o operário, como para o meio ambiente, podendo por diversas vezes ocasionar acidentes graves ou inceios. 

Além do mais, o ser humano, por várias vezes, não consegue identificar esses gases somente com seus sentidos, pois geralmente são incolores e inodoros. 

Dessa forma, esses aparelhos são uma prática na segurança em relação aos gases. Enquanto um atua na detecção de vazamento de gás, outro atua na sua análise. Entenda as diferenças:

O Detector de gás

Esse equipamento é usado no sistema de detecção de gases, trata-se de um dispositivo de medição que é capaz de apontar a condição de determinados gases no ar, por meio de um sensor de bateria. Ele usa indicadores visíveis, audíveis, com luzes e alarmes. 

Além disso, esse aparelho tem concentração de gás específico e tem como referência a resposta do sensor, que alerta quando passa desse nível pré-determinado. O aparelho é bastante utilizado para segurança, pois impossibilita a exposição de substâncias tóxicas e incêndios.  

O aparelho de detecção de gás pode ser item portátil, fixo ou unidade de trabalho, podendo ser usado tanto em uma área pequena, quanto de sistema de segurança.  

O Analisador de Gás 

Esse é mais um aparelho criado para a segurança, além de sua utilidade para assegurar uma otimização no funcionamento das indústrias. 

O aparelho promete indicar e analisar a composição tanto no aspecto qualitativo quanto quantitativo na mistura de até 4 gases como: Oxigênio, NO, SO2, CO2, CO, CH4 02, NOX, HCL, etc.

As indústrias usam o analisador para determinar o método de otimizar a eficácia dos equipamentos, diminuindo a transmissão de poluentes. Isso auxilia na proteção tanto com seus funcionários quanto no meio ambiente.

Essa procura pela responsabilidade social e ambiental já se tornou uma tendência adotada pelas empresas.