Extintores de incêndio

Extintores de incêndio

Grande protagonista nos combates a incêndio, os extintores são peça fundamental no controle do fogo

Existem vários tipos de extintores e escolher o mais adequado para cada situação é o que vai garantir o sucesso ou não no combate às chamas

Pensando nisso, preparamos um artigo com as principais informações que você precisa ter ciência na hora de escolher o melhor equipamento, confira:

O que é um extintor de incêndio?

O extintor de incêndio é um equipamento de segurança móvel, ele é um cilindro composto por válvula, mangueira, indicador de pressão e esguicho. 

Contém um agente extintor sob pressão que é liberado contra as chamas para controlar incêndios. 

Como surgiram os extintores de incêndio?

Ao que tudo indica, o primeiro “extintor” da história surgiu em 1734, quando um médico alemão criou bolas de vidro com água salgada para conter um pequeno foco de fogo.

Já o extintor moderno, que mais se aproxima aos que nós conhecemos, surgiu em 1813, quando um militar inglês chamado George William Manby presenciou um episódio em que as mangueiras dos bombeiros não alcançavam o foco do incêndio, impossibilitando a atuação dos profissionais.

Desde então, passou três anos estudando e se dedicando à criação do equipamento que conhecemos como extintor de incêndio.

Tipos de extintores de incêndio

É possível encontrar diversos tipos de extintores de incêndio no mercado, cada um deles possui suas características específicas que devem ser alinhadas e consideradas na hora de escolher o mais adequado. Conheça os mais comuns:

  • Extintor de água pressurizada

Apaga o fogo por resfriamento. É indicado para combater o fogo em materiais sólidos como papel, borracha, tecidos ou madeira.

  •  Extintor de incêndio de Bicarbonato de sódio

 Também pode ser chamado também de Pó Químico BC. É usado para extinguir incêndios de gases, equipamentos elétricos e líquidos.

  • Extintor de incêndio de Fosfato monoatômico

É conhecido como pó ABC. É altamente eficaz contra incêndios em sólidos, líquidos, gases e eletricidade. 

  • Extintor de incêndio de Dióxido de Carbono

Ou somente Gás Carbônico. Esse extintor atua no fogo retirando o oxigênio do foco de incêndio. É usado em líquidos, gases e materiais condutores que tenham corrente elétrica.

  • Extintor de incêndio de espuma

É usado para incêndios de líquidos e sólidos.

  • Extintor de incêndio de Halon

Era utilizado em equipamentos elétricos e apagava o fogo sem deixar resíduos. Porém, esse modelo foi proibido por causar danos significativos à camada de ozônio. 

  • Extintor de incêndio de NAF

É o principal substituto do Halon. É indicado para apagar fogo em áreas que possuam equipamentos elétricos porque também não conduz eletricidade e não lesa a camada de ozônio.

Equipamentos de combate a incêndio

Além dos extintores, existem vários outros equipamentos importantíssimos no combate a incêndio. Aqui na Resgatécnica você encontra:

  • Abafador
  • Balaclava 
  • Câmera térmica
  • Capacetes
  • Equipamentos de proteção respiratória

E muito mais! Confira todo nosso catálogo de combate a incêndios, clicando aqui.