Luz de emergência: por que você deve ter em seu condomínio ou estabelecimento

Luz de emergência: por que você deve ter em seu condomínio ou estabelecimento

Em uma queda de energia, uma luz de emergência é essencial para realizar atividades básicas. Nesse sentido, separamos o artigo de hoje para explicar um pouco mais sobre como conectar uma luz de emergência e a sua importância.

Eleve a sua gestão condominial ou seu negócio para o mais alto patamar com as nossas dicas. Se você quer entender como funcionam as luzes de emergência, fique conosco e realize a leitura dessa dica que preparamos para você.

O que é uma luz de emergência?

A luz de emergência se encaixa na ABNT, NBR 10.898:2013 como iluminação de emergência. Essa norma contém todas as informações básicas até a instalação das luzes e descrições necessárias. Sendo assim, é uma iluminação que possui o intuito de manter a segurança em casos de queda de energia ou apagão da rede elétrica.

Esse tipo de produto pode estar presente no projeto elétrico principal ou ser aplicado após a construção. 

Quanto a instalação

A escolha do ponto para colocar as luzes de emergência deve ser feita através de um estudo. Portanto, devem ser escolhidos pontos estratégicos de evacuação como corredores e escadas. Para acertar, escolha sempre áreas comuns como halls de condomínios ou estabelecimentos.

Para ser validada, após a instalação dessa iluminação, é de suma importância solicitar a avaliação pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, é um ponto que deve ser de grande atenção estando presente em todo o prédio ou condomínio. 

Quem pode realizar a instalação?

A instalação da luz de segurança pode ser feita por eletricistas profissionais que conheçam as normas da ABNT. Eles estarão aptos a escolher os pontos estratégicos e montar o seu sistema de emergência até mesmo se possível a luz de emergência led que é uma ótima escolha.

Para as luz de led portáteis que possuem bateria recarregável, não requer nenhuma especialização em rede elétrica para ser feita a instalação. Essas luzes de emergência só precisam ser carregadas na tomada, ou seja, não necessitam de instalações específicas. Portanto, esse procedimento pode ser realizado por qualquer pessoa. 

Como funciona a luz de emergência portátil

Essa opção se trata da famosa luz de emergência que após carregada pode ser usada em diversas situações que requer iluminação. Além de ser recomendada no projeto elétrico, é de suma importância manter a vistoria do equipamento analisando o funcionamento e a integridade. 

Essa luz de emergência funciona sem a corrente elétrica para ligar pois possui uma bateria recarregável que ao carregá-la funciona tranquilamente com sua carga. A opção portátil é interessante para obras e condomínios já finalizados que não possuem a iluminação de emergência no projeto elétrico principal.

Essas luzes oferecem geralmente a iluminação em potência mínima e máxima para iluminar em casos de apagões. A boa administração da potência de uso dessas lâmpadas, assim como a carga regular influencia fortemente a vida útil da bateria.

Qual a vantagem de ter luz de emergência?

Pensando em uma situação em que se ocorre uma falha no sistema elétrico e consequentemente uma queda de energia é mais fácil. Em situações como essa, moradores nos andares de cima ou desejam subir as escadas ficam presos.

Com isso, qualquer movimentação necessária no prédio, condomínio ou estabelecimento se torna perigosa durante a queda de energia. No entanto, para aqueles que possuem as luzes de emergência, a situação fica muito mais calma. 

Além disso, diversos projetos elétricos que não possuem a iluminação com luz de emergência, podem ser implementados. Isso pode ser feito por barra de luz de emergência recarregável ou luzes com bateria. Essas são as melhores opções para implementar em edifícios, condomínios e demais estabelecimentos.

Qual o tipo de lâmpada para a luz de emergência?

Muitos são os tipos de lâmpadas que possuem aplicação nos sistema de iluminação de emergência. Com isso, os eletricistas podem oferecer as possibilidades de escolher entre as luzes de led, dicróicas e fluorescentes. 

No entanto, a luz de emergência led permanente vem tomando de conta da maioria dos projetos. Isso pois além de potentes são bastante econômicas. Além disso, aqueles que optam por luz de emergência led , devem realizar a manutenção e vistoria do sistema periodicamente.

Outro ponto é que o mercado está repleto de opções de iluminação de emergência portátil. Ou seja, as lâmpadas com baterias usadas para queda de energia podem ser trocadas de lugar tranquilamente. Essa é uma opção perfeita em luz de emergência para casas ou apartamentos.

Considerações finais

Agora que você já entende a importância da luz de emergência, é com você! Escolha a melhor opção. Se você já tem a sua iluminação para caso de quedas de energia e demais outros, fique conosco para acompanhar os demais assuntos.

Para esses e outros assuntos importantes e curiosos, acompanhe o site da Resgatécnica e fique por dentro do melhor em segurança.