Entre em contato (31) 3290-2300

APH: Guia completo sobre Atendimento Pré-Hospitalar [+Catálogo Resgatécnica]
APH: Guia completo sobre Atendimento Pré-Hospitalar [+Catálogo Resgatécnica]

Sabia que a falta de profissionais de resgate qualificados impacta diretamente na vida de milhares de pessoas? Pensando em reduzir o número de vítimas fatais, profissionais têm se capacitado em aprimorar o atendimento antes da vítima chegar ao hospital, ou seja, o atendimento pré-hospitalar. Sendo assim, em casos graves e urgentes, os profissionais de APH tornam-se peças fundamentais no salvamento da vida da vítima.

Tendo em vista a importância desse trabalho e da capacitação desse profissional, criamos esse conteúdo para você se informar sobre tudo que envolve APH (Atendimento Pré-hospitalar). Se você é um profissional de APH ou precisa de equipamentos APH e se informar sobre esse trabalho, clique aqui e baixe o nosso Catálogo APH. Nele você encontra os principais equipamentos e ainda se inscreve gratuitamente em nossa Lista VIP de profissionais APH. Nessa lista você recebe atualizações, novidades e ofertas.

Então, se inscreve aí e continue em nosso post para se tornar um expert no assunto!

O que é APH?

APH é a sigla para Atendimento Pré-Hospitalar. Trata-se de um atendimento que é feito antes mesmo de o paciente chegar ao hospital, ou seja, o atendimento fora do ambiente hospitalar. Pode ser realizado no local em que a vítima sofreu o acidente ou precisou de emergências clínicas, até mesmo na ambulância, à caminho do hospital. Em situações em que o estado do paciente é muito grave, o APH torna-se essencial para a vida da vítima. Tendo em vista que o trajeto do local em que a vítima está até o hospital são minutos fundamentais para a vida da pessoa.

Vale ressaltar que o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), só pode ser realizado por uma equipe médica profissional e especializada. Quando ocorre um acidente ou alguma emergência clínica é comum que algumas pessoas que não são especializadas tomem medidas de APH. O ideal é que os cidadãos presentes na situação solicitem o atendimento móvel através dos 192. Sendo assim, uma equipe especializada irá se dirigir até o local, realizando o APH de forma adequada.

Logo, é importante dizer que o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) não envolve somente os profissionais encarregados do atendimento no local. Sendo assim, o APH é uma área multidisciplinar, pois trata-se de um trabalho em equipe que engloba diversas áreas.

Neste texto, vamos falar sobre como funciona o APH, de forma mais detalhada. Além disso, como falamos, o APH não pode ser realizada por pessoas que não são especializadas, pois envolve análise criteriosa por parte da equipe fixa da triagem, que irá analisar à partir das informações obtidas na ligação com a pessoa que acionou o serviço de emergência. Logo após essa análise, o médico regulador, de forma rápida, irá acionar a equipe, ambulância e materiais adequados para a situação. Então, fica claro de que, além do conhecimento técnico, os materiais de aph são essenciais no atendimento pré-hospitalar.

o que é APH, ambulância

Mas antes de seguirmos nesta importante leitura, vou deixar aqui para você um material completo e totalmente gratuito, com as principais tendências e novidades do setor, feito para quem quer está preparado para todos os tipos de resgate! É só clicar a seguir para baixar e garantir todas as informações necessárias que você precisa para ser um profissional de destaque. CLIQUE AQUI!


Como funciona o APH?

O serviço de APH se divide em dois setores e formas: APH Fixo e APH Móvel. Ambos setores têm o mesmo objetivo que é salvar a vida da vítima. Entretanto, a forma que trabalham são diferentes e com focos diferentes. Vamos explicar para você!

O APH não envolve somente uma ou duas pessoas. Conta com toda uma equipe, que está preparada para atender às mais diferentes situações de perigo, na qual há alguém precisando de ajuda. Então os setores de APH são separados em equipes e setores.

Ambas equipes trabalham com um serviço fixo de triagem. A triagem é responsável por coletar o máximo de informações que conseguir sobre o estado da vítima e forma que ocorreu o acidente ou a urgência clínica. Além disso, para a equipe móvel é importante coletar informações do local e da situação atual. Esse trabalho da triagem exige um conhecimento e preparo além das competências médicas. Isso porque, quando uma pessoa liga para o serviço de emergência, ela pode estar com emocional abalado, nervosa e mesmo assim o profissional da triagem necessita coletar o máximo de informações que essa pessoa pode passar.

O serviço de triagem é responsável por acionar a equipe, equipamentos e recursos necessários para a urgência, seja no APH fixo ou no APH Móvel.

Então, além de profissionais qualificados tecnicamente, uma boa equipe de APH precisa estar preparada física e emocionalmente e com os equipamentos adequados, já que o transporte da vítima precisa ser rápido e seguro. Isso porque esse trabalho exige a realização de tarefas difíceis e cansativas. Ainda mais se falarmos dos acidentes graves ou gravíssimos, ela precisará de atendimento especializado rápido.

o que é aph, socorro pré hospitalar

O que é APH Fixo?

O APH Fixo é aquele em que as pessoas se dirigem até um local para receberem o atendimento. O APH fixo é uma unidade de saúde de menor complexidade, como as UPA’s ou prontos-socorros. O objetivo principal do APH fixo é realizar os primeiros socorros, manter os sinais vitais da vítima e realizar um atendimento até que a pessoa possa ser transferida para uma hospital com uma complexidade e auxílio maior.

APH Móvel

O APH móvel é aquele que se locomove até as vítimas. São os serviços de urgência e emergência. No Brasil, temos como maior exemplo o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). São veículos com uma equipe e equipamentos especializadas para atender a demanda descrita na triagem. Assim que um cidadão pede o serviço de emergência no local e informa a situação da vítima e do local, o médico regulador acionou a equipe, veículo e equipamentos necessários para atender aquela emergência.

O objetivo da equipe APH Móvel é remover a vítima do local de acidente ou emergência clínica e levá-la até um hospital. Contudo, a equipe de APH móvel é encarregada de manter os sinais vitais da vítima e realizar os primeiros socorros.  Logo após garantir isso, a equipe de APH móvel irá encaminhar o paciente até o tratamento adequado, já no hospital.

Em um acidente, por exemplo, qualquer pessoa que estiver por perto pode acionar o serviço. Assim, dentro de instantes, uma ambulância chegará ao local, prestando socorro. São profissionais que utilizam um kit APH, (material de resgate Samu ou equipamentos de primeiros socorros Samu), dentre outros aparatos, para socorrer a vítima.

aph móvel

 

Principais materiais de APH

Agora, você entendeu o que é como ele funciona. Então, chegou a parte do nosso texto em que você conhecerá os principais materiais de APH. Assim, quando for procurar por algo relacionado, já terá o poder de escolha, por entender melhor sobre o assunto.

Inscreva-se em nossa Comunidade APH e se junte à 4 mil profissionais que recebem dicas, novidades, ofertas e atualizações sobre o setor semanalmente. O cadastro é gratuito e você recebe o catálogo APH da Resgatécnica. Clique aqui para se cadastrar.

bolsa resgate

Cadeira de resgate e evacuação

O primeiro material aph sobre o qual vamos falar é a cadeira de resgate e evacuação. Sua importância é incontestável. Afinal, ela oferece maior segurança, conforto e uma grande facilidade operacional. Ela é usada na descida pela escada de pessoas que, por algum motivo, apresentam alguma limitação em sua mobilidade.

Alguns exemplos são: pessoas desacordadas ou inconscientes, gestantes, cadeirantes, etc. Imagine não poder contar com um suporte que facilite a mobilidade de uma pessoa nessas condições, em um resgate?

Uma boa cadeira de resgate e evacuação conta com materiais de última tecnologia e um sistema de correias, assim como outros materiais utilizados no atendimento pré-hospitalar. Isso possibilita seu deslize em escadas, por meio de um sistema de auto frenagem para manter a integridade física da pessoa em questão ou, ao menos, não prejudicar ainda mais a sua situação.

Cadeira de resgate evacuação

Bolsa resgate avançado

A bolsa de resgate avançado é completa e ideal para quem não pode perder tempo, por oferecer mais facilidade. Sendo de qualidade, ela é fabricada com material resistente e impermeabilizado em nylon. Com ela, é possível carregar todos os itens possíveis para facilitar o resgate de uma vítima que precisa dos serviços de APH.

Bolsa resgate avançado

Imobilizador de cabeça

Em um acidente, qualquer erro ao manejar uma vítima pode ser fatal e comprometer a sua mobilidade. Um imobilizador de cabeça é imprescindível nesse momento. Assim, é possível garantir que a pessoa atendida não sofrerá danos, do local do acidente até o hospital onde será atendida.

Imobilizador de cabeça

Kit oxigenioterapia

O kit oxigenoterapia é muito importante. Afinal, trata-se de um tratamento que vai manter, de forma artificial, a taxa de oxigenação no sangue da vítima acima de 90%. Em outras palavras, vai garantir que a pessoa atendida continue com uma oxigenação. Isso proporcionará o bom funcionamento do organismo.

Kit oxigenioterapia

Cápsula de isolamento

A cápsula de isolamento é um equipamento muito utilizado em transporte em aeronaves. Isso principalmente nas situações em que o paciente em questão está com alguma doença infecciosa respiratória que oferece alto potencial de contágio. Essa cápsula torna inviável a propagação de patógenos. Assim, protege a saúde dos profissionais de saúde que estão envolvidos no manejo do paciente.

Cápsula de isolamento

Colar cervical

O colar cervical faz parte dos equipamentos utilizados no atendimento pré-hospitalar que é imprescindível em um atendimento, onde o paciente está ferido e precisa ter o pescoço imobilizado para evitar problemas maiores na coluna. Ele oferece uma função similar ao imobilizador de cabeça, o colar cervical: preservar a mobilidade do paciente.

Colar cervical

Acreditamos que, agora, ficou mais claro qual sua definição. Você também entendeu como ele funciona e quais são os principais materiais utilizados no aph. Dessa forma, será mais fácil para você identificar esses material aph e escolher o melhor possível.

Como vimos, os profissionais que salvam vidas, diariamente, prestando um atendimento preciso e de qualidade, precisam também se proteger com itens de qualidade. Afinal, o bom atendimento dos serviços de APH são fundamentais para salvar vidas. Mas, para isso, os equipamentos aph não podem deixar a desejar.

Se você chegou até aqui é porque você faz um grande direrencial na sua profissão, e com certeza está muito a frente da maioria, ainda mais quando falamos em uma profissão que salva vidas todos os dias, por isso temos que valorizar cada vez mais profissionais como você, que se capacita todos os dias e busca o conhecimento.

Gostou do nosso conteúdo e deseja entender ainda mais sobre o assunto? Que tal baixar o material da Resgatécnica sobre APH tático? Assim, você saberá tudo para ter grande sucesso, quando for colocar em prática o que aprendeu aqui, é só clicar no link, é grátis.

Perguntas sobre APH: Guia completo sobre Atendimento Pré-Hospitalar [+Catálogo Resgatécnica]

Veja as Perguntas Frequentes

APH é a sigla para Atendimento Pré-Hospitalar. Trata-se de um atendimento que é feito antes mesmo de o paciente chegar ao hospital, ou seja, o atendimento fora do ambiente hospitalar.

O serviço de APH se divide em dois setores e formas: APH Fixo e APH Móvel. Ambos setores têm o mesmo objetivo que é salvar a vida da vítima. Entretanto, a forma que trabalham são diferentes e com focos diferentes. Vamos explicar para você!

O APH Fixo é aquele em que as pessoas se dirigem até um local para receberem o atendimento. O APH fixo é uma unidade de saúde de menor complexidade, como as UPA’s ou prontos-socorros. O objetivo principal do APH fixo é realizar os primeiros socorros, manter os sinais vitais da vítima e realizar um atendimento até que a pessoa possa ser transferida para uma hospital com uma complexidade e auxílio maior.

O APH móvel é aquele que se locomove até as vítimas. São os serviços de urgência e emergência. No Brasil, temos como maior exemplo o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

Posts Relacionados