Como bombeiros têm atuado na prevenção e combate à Covid-19

A pandemia do novo Coronavírus colocou o mundo inteiro de joelhos. Com origem na província chinesa de Wuhan, o vírus que causa a Covid-19 chegou no Brasil, atingindo todos os Estados, mais o Distrito Federal.

Por ser um vírus novo, não tivemos tempo de nos preparar e saber exatamente como ele se comporta. Porém, isso fez a situação se tornar dinâmica. Afinal, o que não funcionava ontem pode funcionar hoje, e vice e versa. A exemplo disso, no início da pandemia era divulgado que somente os profissionais da linha de frente deveriam utilizar máscaras. Logo depois, perceberam que os itens de higiene e prevenção deveriam ser adotados por todos.

Nesse contexto de incertezas, além dos profissionais da saúde — como médicos, enfermeiros, maqueiros e demais pessoas que trabalham em hospital —, os bombeiros também assumiram papel importante no combate à Covid-19.

No entanto, é preciso entender que, exatamente pelo fato de ser inevitável entrar em contato com outras pessoas em seu dia a dia laboral, os bombeiros precisam se atentar ao uso de máscaras, luvas e álcool em gel. Portanto, mesmo quando não estão ativos em combate a incêndio ou resgate e salvamento. Assim, torna-se imprescindível fazer a prevenção e combate à Covid-19.

Neste texto, vamos abordar um pouco mais sobre como que vem sendo feito esse trabalho tão importante do corpo de bombeiros na luta contra um vírus invisível, que tem abreviado a vida de milhares de pessoas no mundo inteiro.

Como está sendo a atuação dos bombeiros na prevenção e combate à Covid-19?

Em meio à pandemia em que vivemos, provocada pelo novo Coronavírus, o Corpo de Bombeiros tem atuado estrategicamente. Eles têm criado várias ações para evitar a propagação do vírus. Isso vem sendo adotado por diversos Estados do Brasil. Afinal, é difícil ter que lidar com algo que não se pode ver. Uma das grandes dificuldades de conter o vírus é que ele se espalha entre pessoas, muitas vezes, assintomáticas.

Com isso, para auxiliar divulgando informações importantes, que asseguram a não contaminação do efetivo, muitas unidades de Corpo de Bombeiros fazem palestras para esclarecer dúvidas e informar melhor. Além disso, os bombeiros realizam diversas ações em prol das comunidades, alertando os moradores da importância de se protegerem do vírus.

Quais são as ações recomendadas pelos bombeiros?

Há algumas recomendações que os bombeiros dão para os cidadãos abordados. Algumas delas são fazer uso contínuo de soluções em EPI. Exemplos disso são as máscaras, além de álcool em gel 70%. Além disso, outras recomendações são:

  • evitar aglomerações;
  • ao fazer compras, higienizar os alimentos antes de guardá-los em armários e geladeira, bem como antes de consumi-los.

Assim, ao dar dicas de comportamento, os bombeiros também atuam como grandes conselheiros para a população, como um todo. Afinal, prevenir-se contra a doença que tem um potencial importantíssimo. Principalmente em pessoas que compõem os grupos de risco.

Como você pôde ver, os bombeiros desempenham um trabalho fundamental na prevenção e combate à Covid-19. Porém, uma outra pandemia que acontece simultaneamente é a da desinformação. Por isso, informe-se para evitar a propagação de notícias falsas.

Então, para saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados, siga as redes sociais da Resgatécnica e fique por dentro. Estamos no Facebook e no Instagram.