Entre em contato (31) 3290-2300

 
Principais equipamentos para bombeiros: itens indispensáveis à função
Principais equipamentos para bombeiros: itens indispensáveis à função

Sabia que equipamentos para bombeiros de baixa qualidade ou que não são aprovados pelo Inmetro colocam a vida destes profissionais em risco?

Os bombeiros desenvolvem um papel fundamental para a proteção e o bem-estar da sociedade civil. São profissionais capacitados para lidar com incêndios, sejam eles em florestas ou em cidades. Por isso, é importante que estejam com todos os equipamentos para bombeiros necessários para sua proteção e bom desempenho das atividades.

A Resgatécnica é uma empresa especializada em equipamentos para bombeiros e o nosso foco é ajudar bombeiros em todo o Brasil. Por isso, disponibilizamos o Catálogo Resgatécnica com equipamentos de bombeiros gratuitamente para você baixar. Ao baixar o material você entra em nossa Lista VIP e receberá novidades, atualizações e ofertas semanalmente. Clique aqui para baixar e cadastrar gratuitamente.

São eles quem resgatam pessoas em várias situações. Acidentes no trânsito, em desmoronamento de edifícios e desastres naturais, como enchentes são algumas deles. Eles também realizam salvamentos aquáticos ou afogamentos.

Além disso, atuam em acidentes elétricos ou com materiais perigosos, em emergências médicas. No mais, realizam também a captura de animais que podem causar danos aos humanos, como cobras peçonhentas, e cortam árvores que, porventura, possam cair, etc.

Com tantas funções, torna-se imprescindível que esse profissional tenha como seus principais parceiros de trabalho equipamentos apropriados. E, para isso, é importante se informar sobre quais são os principais. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura conosco e saiba tudo sobre o assunto!

Ah, mas antes de começarmos esta importante leitura, vou deixar aqui para você uma apostila de APH para bombeiro civil, esta apostila é um material completo sobre outros itens que são indispensáveis para a função de bombeiro, é só clicar no link a seguir e baixá-la, e fique tranquilo pois ela é totalmente gratuita, clique aqui! 


Conheça mais sobre a profissão de bombeiro civil e a importância dos equipamentos para bombeiros

Não é à toa que muitas crianças sonham em se tornarem bombeiros. Olha quantas coisas eles fazem? Isso acontece porque a imagem de um bombeiro está muito atrelada ao heroísmo. Isso faz todo o sentido, se vislumbrarmos as tantas tarefas que exercem.

bombeiros

Porém, ser bombeiro não é uma atividade tão simples assim. É preciso ter aptidão para situações que demandem um grande esforço. Por conta disso, também é muito importante que a pessoa tenha força física. E, para encontrar pessoas que reúnam todos esses requisitos, existem provas rigorosas. Elas cobram, além do conteúdo teórico, os testes físicos.

Mas, exercer essa função de tanta responsabilidade não seria possível, se esses profissionais não tivessem itens para auxiliá-los. Embora sejam comparados a heróis, nenhum deles é de aço ou têm uma superforça. Por isso, os equipamentos para bombeiros são grandes aliados desses profissionais. Afinal, eles protegem e dão segurança ao profissional.

Não dá nem para imaginar o que seria da atuação deles, se não pudessem contar com bons aparatos que auxiliem no trabalho. Seja na atividade de resgate, na atuação em incêndio ou qualquer outro chamado. Esses itens são essenciais para proteger a nossa sociedade civil e, assim, manter o bem-estar de todas as pessoas.

Agora, vamos abordar os principais equipamentos para bombeiros. São recursos muito úteis para desempenhar as funções na rotina daqueles que estão acostumados a salvarem vidas, com um papel de proteção civil sem igual.

Saiba quais são os principais equipamentos para bombeiros

Já explicamos que os bombeiros exercem diferentes funções na missão de proteger a sociedade civil. Só que ainda existe um engano no imaginário coletivo de que os bombeiros só atuam no combate a incêndios.

Aproveitando para lembrar, o campo de atuação dos bombeiros é muito vasto. E, para trabalhar em segurança, eles precisam de itens fundamentais, como é o caso dos EPI’s (equipamentos de proteção individual). Veja, a seguir, alguns desses equipamentos.

Equipamentos para bombeiros

Balaclava

Podemos começar pela balaclava. Um gorro que geralmente é fabricado com malha de lã, tecidos elásticos, ou em malha de fibra aramida. Possui também um reforço costurado e bainha, na parte inferior. Esse equipamento é muito útil para proteger a face, diante de uma possível aproximação a temperaturas muito elevadas.

equipamentos para bombeiros, bataclava

Botas de combate a incêndio

As botas de combate a incêndio também fazem parte da lista dos principais equipamentos. Geralmente, são confeccionadas em borracha vulcanizada, com espuma e forro térmicos, desenhadas para os bombeiros. Elas ainda contam com um isolamento dielétrico para impedir passagem de correntes elétricas, por meio de uma sola para tensão de 14 kV, por até um minuto.

equipamentos para bombeiros, bota para incêncio

Capacete de segurança

O capacete de segurança é um dos itens primordiais dos equipamentos para bombeiros. Afinal, trata-se de um equipamento que protege contra impactos, calor e chamas. Além disso, ele é útil para combate de incêndio em estruturas com temperatura de aproximação, de até 250 ºC.

equipamentos para bombeiros, capacete de segurança

Luvas de segurança

A luva de combate a incêndio não poderia ficar de fora da lista dos equipamentos para bombeiros. Com diferentes materiais para as mais variadas abordagens, são as luvas que proporcionam uma segurança para as mãos dos bombeiros, que podem segurar objetos, ainda que estejam com uma alta temperatura por conta de um incêndio.

luva de segurança

Talabarte

O talabarte é um item da lista de equipamentos que tem como objetivo reter quedas para trabalhos em altura. Ele é utilizado durante a limitação em estruturas metálicas, pontos de ancoragem, linhas de vidas, entre outros.

Talabarte

Mosquetão

O mosquetão é um anel metálico que tem um segmento móvel chamado de gatilho. A função desse gatilho é se abrir para permitir a passagem de uma corda. Seu uso se dá para situações nas quais o bombeiro precisa se pendurar em uma grande altitude.

Mosquetão

Uniforme

O uniforme de bombeiros é a parte mais importante dos equipamentos, porque é ela que protege o corpo em geral. A vestimenta completa contempla a jaqueta e a calça, desenvolvidos com materiais específicos para cada situação específica.

Uniformes

Saiba onde adquirir equipamentos para bombeiros de qualidade

Ainda existem outros equipamentos, como o kit queimadura, por exemplo. Mas, os principais você já descobriu agora. Diante de tudo o que foi apresentado nesse texto, fica nítida a necessidade de investir em equipamentos para bombeiros. No mais, é importante que esses itens tenham uma ótima durabilidade, além de oferecerem conforto e segurança para a prática da profissão.

kit queimadura

Kit parto

O kit parto é ideal para casos de emergência, quando não é possível realizar o parto antes de chegar ao hospital. Ele já vem lacrado com um sistema especial, onde o médico e outros profissionais de certificam de não ter sido violado. É importante salientar que todos os itens tem registro na ANVISA com validade impressa na embalagem.

kit partoO bombeiro é um profissional que enfrenta situações onde um erro pode ser fatal. Imagine errar por conta de um equipamento de qualidade inferior! Ou então um item que não possui, sequer, uma durabilidade. Isso pode gerar sérios problemas em um resgate, por exemplo. Por isso, procure sempre fornecedores de materiais que sejam referência no assunto. Nessas horas, mais do que nunca, não se pode contar com estabelecimentos que não sejam confiáveis para adquirir seus itens.

A Resgatécnica atua a anos na comercialização de equipamentos de segurança para militares e é referência neste ramo. Equipamentos de segurança é coisa séria, não vale a pena correr riscos, garanta produtos originais e de alta qualidade.

Conclusão

Deu para ficar por dentro dos principais equipamentos para bombeiros, não é mesmo? Além disso, foi possível compreender melhor a profissão e quebrar mitos sobre os bombeiros. Assim, saber melhor sobre quais são as situações que ele pode enfrentar ajuda a compreender qual é a real importância de cada um dos equipamentos que citamos aqui neste texto.

E você pode ir além! Citado os mais importantes aqui. Mas, conhecimento nunca é demais. Por isso, sempre que precisar, pesquise ainda mais sobre todos os tipos de equipamentos para bombeiros. Afinal, eles podem, literalmente, te salvar.

Não se esqueça de aproveitar para conhecer outros itens importantes para a função. Baixe agora gratuitamente o Catálogo Resgatécnica para bombeiro civil da Resgatécnica!