Quais são os melhores capacetes para cada situação de resgate?

Quem atua com o salvamento de pessoas nas mais diferentes situações, sabe o quanto é importante fazer uso dos equipamentos de proteção individual, os famosos EPIs.

No entanto, de nada adianta usar o capacete, por exemplo, se ele não está adequado para a situação de resgate. Por isso, vamos listar a partir de agora quais são os melhores capacetes para cada situação de resgate.

Conheça o capacete indicado para incêndio em estruturas

O Capacete Fire Compact é um modelo que oferece proteção total da cabeça e isso inclui a face e o pescoço. Seu modelo protege o usuário de choques mecânicos, por isso é indicado para incêndios em estruturas de todos os tipos.

Ele ainda apresenta alta performance diante de temperaturas extremas tanto alta quanto baixas. Sendo assim, esse modelo pode ser usado por quem atua com resgate diante de um incêndio.

Quem atua com resgate sabe que a emergência pode acontecer tanto na terra quanto no alto de uma árvore e esse resgate nas alturas também vai exigir um capacete, pois só assim o profissional estará seguro para resgatar a pessoa que está em uma situação difícil.

Resgate em alturas exige capacete próprio

O capacete arborismo protos integral é um modelo próprio para resgate em alturas, pois tal ambiente exige concentração e atenção e a proteção adequada da cabeça será fundamental para que o capacete não interfira e nem escorregue durante o resgate.

Como conta com um encaixe de pescoço de longo alcance, o profissional que faz o resgate não tem com o que se preocupar, porque ele está seguro mesmo que o resgate exige que ele fique inclinado ou suspenso.

Incêndios florestais exigem capacetes que protegem a cabeça e a face

Os órgãos que atuam na intervenção de incêndios florestais precisam disponibilizar equipamentos de proteção individual para os profissionais que atuam no combate as chamas. O capacete vft1 é um modelo que atende as normas EN16471; EN16473; EN12492; EN397 e EN443.

Ele oferece toda a proteção e a versatilidade que tal equipamento deve ter, porque conta com um sistema de ventilação na parte de cima e o favorece a evacuação do calor, conforme está escrito na norma 12492.

Sua parte traseira também oferece maior proteção devido ao design estrutural do anel traseiro e do cume. Outra característica marcante do modelo é que o design oferece ainda maior proteção lateral, diferentemente de outros modelos que existem no mercado, porque ele é mais comprido o que resulta em uma maior proteção da área lateral.

Além do capacete, o modelo ainda possibilita que sejam incluídos acessórios a fim de oferecer maior proteção ao bombeiro diante de um incêndio florestal que são: lanterna de LED; lanterna frontal; óculos de proteção; viseira PC longas; viseira PC curto.; proteção auditiva e tapanucas.

Quando é preciso realizar um resgate em uma região de mata ou ainda em escombros, os profissionais que vão em busca do perdido precisam usar capacetes, pois esse é um meio eficaz de manter a sua integridade diante do cumprimento de sua missão.

Uma opção para proteção diante dessa situação é o Capacete Super Plasma PL. Esse modelo conta com um sistema que possibilita o encaixe de qualquer modelo de lanterna.

Além disso, ele possui com 10 saídas de ar o que possibilita maior ventilação e conforto ao usuário. Outra característica importante é que o sistema de ventilação conta com grades e isso impede que pedras e detritos entrem no capacete e, ainda, conta com pontos de fixação onde é possível colocar visor e adaptadores de protetores auriculares.