Quais são os principais tipos de extintores
Os incêndios podem ser causados por diversos materiais e para combater o fogo existem diversos tipos de extintores. Infelizmente, nem todas as pessoas têm o conhecimento das formas corretas de combater um incêndio e qual é a classe indicada para cessar o fogo causado por cada material.
Nesse sentido, no decorrer deste artigo será possível conhecer todos os tipos de extintores e para que servem, saiba mais aqui!
O que é um extintor de incêndio?
Os extintores têm como principal objetivo eliminar as chamas e controlar incêndios. É um equipamento portátil que pode ser carregado para diversos locais, facilitando a chegada até a área que está ocorrendo o incêndio.
Existem extintores tipos A, B, C, D e K, cada um possui composição e finalidade diferente.
Quais as classificações de incêndio dos extintores?
Os incêndios podem ser classificados de acordo com a principal matéria que causou o fogo. Então, para cada substância causadora do incidente existem tipos de extintores de incêndio direcionados para apagar as chamas. Sendo assim, é importante saber classificar o material que foi o principal causador das chamas.
Então, os extintores classificam os incêndios da seguinte forma:
Classe A — Madeira e aparas de papel: sendo os incêndios em sólidos, como o papel, borracha, madeira e plástico.
Classe B — Líquidos inflamáveis: sendo os incêndios causados por líquidos e gases inflamáveis.
Classe C — Equipamentos elétricos: sendo os incêndios causados por instrumentos elétricos.
Classe D — metais combustíveis: incêndios causados em metais pirofóricos, como o pó de zinco, magnésio, sódio, entre outros.
Classe K — Óleos e gorduras: aqueles causados por gorduras e óleos, que ocorrem principalmente em cozinhas industriais.
Quais são os tipos de extintores contra incêndios?
No mercado existem diversos extintores, com tamanhos diferentes, pesos e principalmente com reagentes diferentes na composição. É de suma importância que a população saiba diferenciar, pois, se presenciar um incidente saberá qual utilizar, porém, isso ainda é uma realidade um pouco distante.
A seguir, será possível entender sobre a diferença de cada um.
Água: esse extintor age por resfriamento. Se destinam para apagar incêndios Classe A, isto é, os que foram causados por elementos sólidos como a madeira, papel, tecidos, plástico e borracha. Vale informar que de forma alguma pode utilizar esse tipo de extintor em incêndios causados por líquido e gases inflamáveis ou objetos elétricos, pois, poderá piorar a situação.
Gás carbônico (CO₂)
Esse realiza ação por meio do abafamento, diminuindo o oxigênio no local, fazendo com que não haja a reação do fogo. Dessa forma, é indicado para os incêndios classe B e C, para aqueles casos que a água não causa efeito, por exemplo, em equipamentos eletrônicos, gases e líquidos inflamáveis.
Pó químico BC
Age através das reações de bicarbonato de sódio. Podem ser utilizados nos incêndios classificados B e C.
Pó químico ABC
Age através do abafamento fosfato monoamônico, é um dos agentes mais completos e pode ser utilizado em todos os tipos de incêndios.
Espuma mecânica:
Essa espuma age por abafamento e resfriamento, podem ser utilizados para incêndios da classe A e B. É geralmente utilizado em locais que armazenam líquidos e gases inflamáveis.
Como é realizada a manutenção nos extintores?
A manutenção dos extintores é dividida em 3 etapas:
Manutenção de 1º nível:
É a inspeção técnica onde o extintor está instalado. Realiza uma limpeza, reaberto ou substitui os componentes do extintor.
Manutenção de 2º nível:
Deve levar o extintor até uma empresa que realiza manutenção nesse tipo de equipamento. Neste caso, a empresa fica responsável por desmontar e limpar as peças, realizar inspeção, recargas, colocar anéis, travas, entre outros.
Manutenção de 3º nível:
Neste caso também segue os procedimentos do 2º nível, a diferença é que fará um ensaio hidrostático, com objetivo de verificar se existem vazamentos e a resistência do extintor.
Quais os riscos na utilização errada dos extintores?
Agora que você sabe que existem extintores de incêndio tipo ABC e outros, que cada uma possui suas características e suas finalidades, é hora de entender quais os riscos na utilização errada desses extintores.
Por exemplo, se utilizar o extintor de água, que é destinado para apagar as chamas causadas por madeira e papel, em líquidos queimáveis, como a gasolina, terá uma reação totalmente contrária da esperada.
Nesse caso a água poderá espalhar a gasolina e fará com que o fogo aumente cada vez mais. Se a água chegar às fiações elétricas poderá causar choques mortais nas pessoas que estiverem próximas, isso por a água ser um ótimo condutor elétrico.
Então, é de muita importância que todas as pessoas tenham conhecimento sobre as classificações de incêndio e os extintores indicados para cada um. Assim, fará com que as pessoas tenham conhecimento de como diminuir as chamas e não causar maiores problemas e incidentes ao local e quem estiver por perto.
Gostou do nosso conteúdo a respeito dos principais tipos de extintores de incêndio? Para esses e outros assuntos, fique por dentro das nossas postagens!