Como escolher a luva correta?

Luva correta: como escolher a sua

Necessárias em diversas atividades, as luvas de proteção são os equipamentos de proteção individuais mais comuns. Elas estão nas mãos de uma auxiliar de limpeza para protegê-la dos produtos químicos, ajudam o jardineiro a se proteger das bactérias contidas na terra, auxiliam o dentista… Enfim, são essenciais em vários segmentos. 

Com uma infinidade de modelos e opções, escolher a mais adequada não é tão fácil quanto parece e pode gerar muitas dúvidas. 

Pensando nisso, a Resgatécnica preparou um conteúdo que, além de te ajudar a escolher o melhor modelo para cada função, te ajudará a entender qual o momento ideal para fazer a troca do seu EPI. Confira: 

Como saber qual a luva correta?

Definir qual EPI irá te auxiliar durante o trabalho deve ser um momento de muita atenção, afinal, escolher a luva correta irá evitar muitos prejuízos futuros à sua empresa e a seus colaboradores. As opções são muitas e, na hora de decidir, você deve considerar quais riscos o trabalhador estará exposto durante o labor. Para uma escolha assertiva, siga os seguintes passos:

  • Analise quais riscos o trabalhador está exposto
  • Avalie os principais produtos disponíveis no mercado
  • Teste os produtos escolhidos em um ambiente seguro
  • Monitore o uso da luva de segurança 
  • Atente-se à necessidade de troca 

Quais as principais luvas de segurança disponíveis?

Luvas de Neoprene

O Neoprene é uma espécie de borracha sintética que substitui a natural. Essa luva de proteção individual tem uma grande resistência a temperaturas extremas, protegendo o trabalhador seja do frio, ou calor excessivo. Neoprene também é um material impermeável e antiderrapante, o que facilita o manuseio de diversos materiais. É muito comum na indústria alimentícia, química e automotiva e em combates a incêndios.

Luvas de Malha

Muito utilizadas por profissionais que atuam com serviços gerais, as luvas de malha oferecem proteção contra agentes abrasivos e escoriantes. Além de serem muito confortáveis e flexíveis.

Luvas Descartáveis

As luvas de EPI descartáveis são, principalmente, utilizadas por profissionais da saúde. Elas cumprem a função de proteger tanto o trabalhador quanto quem recebe o serviço, como em manipulação de alimentos ou clínicas de estética. 

Luvas de PVC

As luvas de proteção em PVC são super resistentes contra produtos químicos e cortes. Normalmente são usadas para manusear ácidos, lã de vidro e materiais corrosivos no geral. 

Luvas nitrílicas

Um outro tipo de borracha sintética é utilizado na fabricação das luvas nitrílicas. Elas são ideais para trabalhos na construção civil, na indústria alimentícia e automotiva. 

Quando devo trocar a luva de segurança?

Escolher a luva correta é muito importante, mas até o melhor equipamento possui prazo de vida útil. A maioria das luvas acompanham uma cartilha de recomendação que deve ser seguida à risca para que seu EPI alcance sua vida útil máxima e mantenha a sua segurança.

Em alguns casos, as luvas de proteção devem ser substituídas antes do prazo definido pelo fabricante, por isso, fique atento se houver furos, rasgos, pontas soltas ou se surgirem queixas de desconforto durante o uso. 

Onde comprar luvas de segurança?

Na Resgatécnica você encontra várias opções de luva de segurança e, também, equipamentos de resgate com padrões mundiais de qualidade. Nós asseguramos o desempenho, a confiabilidade e a qualidade dos equipamentos mais simples aos mais sofisticados aqui comercializados. Conheça toda nossa linha de luvas de segurança, clicando aqui.