Regras de segurança para trabalho em altura

Regras de segurança para trabalho em altura

São enquadrados como trabalho em altura, qualquer atividade realizada a partir de dois metros do solo e contenha risco de queda. Para esses casos, existem regulamentações específicas que devem ser respeitadas e equipamentos obrigatórios para preservar a integridade dos colaboradores envolvidos. 

A seguir, abordaremos as principais dúvidas no que tange o tema, esclarecendo dúvidas e apresentando os principais EPI ‘S necessários para exercer o trabalho em altura de forma segura. Confira:

O que é trabalho em altura?

Conforme citado acima, o trabalho em altura é qualquer atividade em que o colaborador esteja dois metros acima do solo e possa cair. Essas tarefas são muito comuns nos setores de construção civil, telecomunicações, resgates e salvamentos.

Para exercer tal função, é exigido pela NR 35, que o profissional passe por testes que garantam que esteja em suas plenas capacidades físicas, psíquicas e neurológicas

Levando em consideração que essas atividades podem causar acidentes fatais, é extremamente importante que haja todas as avaliações de seguranças necessárias antes de liberar a execução desse tipo de atividade. Além disso, é preciso garantir a segurança dos funcionários envolvidos, providenciando todos os equipamentos de segurança necessários e passando as instruções corretas para o uso adequado dos mesmos. 

Cuidados ao exercer trabalho em altura

Além de fornecer o equipamento de segurança adequado a cada um dos casos, é necessário orientar e monitorar o uso dos mesmos. Seguindo as seguintes dicas, você irá minimizar muito as chances de queda:  

  • Fazer a verificação do equipamento e se ele suporta o peso do trabalhador e dos equipamentos que ele carrega durante o trabalho;
  • A empresa deve garantir que os trabalhadores cheguem com segurança até o local no qual irão trabalhar em altura;
  • Definir estratégias de evacuação e salvamento de emergência para prevenir problemas futuros;
  • Certifique-se de que todos os funcionários atendem às competências necessárias para a realização do trabalho.
  • Forneça, também, equipamentos que o protejam contra a queda de objetos
  • Garanta que os equipamentos usados estão em bom estado e inspecione o uso regularmente.

Principais equipamentos para resgate em altura

Bombeiros, socorristas e outros profissionais que atuam em resgates, estão frequentemente expostos aos riscos do trabalho em altura. Para esses profissionais, o uso correto de equipamentos de proteção é fundamental para assegurar sua integridade física e sucesso na operação. Pensando na categoria, listamos os principais equipamentos para resgate em altura. confira:

Capacetes

Um dos principais equipamentos para resgate em altura, o capacete é item fundamental para que o profissional atue com segurança até mesmo em posições que exigem que ele fique inclinado. Por isso, é importante ter muita atenção na hora da escolha. 

Cinto alpinista

O cinto alpinista é responsável por dar segurança aos profissionais que precisam desenvolver suas atividades nas alturas. Eles possuem tamanho ajustável e protegem o trabalhador de possíveis quedas. Quando bem posicionado, ele ainda ajuda a manter pernas e lombar bem posicionadas, de forma a manter o trabalhador em posição mais confortável.

Conjunto de polias

Esse conjunto conta com polias duplas, com um pino responsável por travar a corda e, ainda, protege a corda em sua terminação. Assim, todo o processo de resgate acontece sem intercorrências, porque tudo está devidamente preso com o conjunto de polias.

Descensor guincho

O descensor de guincho auxilia aqueles que precisam fazer diferentes tipos de resgate, pois permite a rotação 360°. Além disso, conta com cliques audíveis o que dá maior facilidade ao usuário, pois assim ele pode deixar a alça sempre na posição correta.

Lanterna

Essencial para resgates que não são realizados durante o dia ou em ambientes em que a luz natural não chega, tais como escombros, cavernas e crateras.

Onde comprar equipamento para trabalho em altura

Se sua empresa atua no segmento de resgate, a Resgatécnica é o fornecedor ideal para adquirir os equipamentos necessários para executar o trabalho em altura de forma segura. Aqui, você encontra equipamentos de qualidade e procedência garantida. Confira nosso catálogo completo de produtos para resgate em altura, clicando aqui.