A importância de renovar seus EPI´s

EPI´s: A importância de renovar seus equipamentos

Os equipamentos de proteção individuais são itens importantíssimos para exercer funções de risco. Em alguns trabalhos são itens de uso obrigatório e seu uso deve ser fiscalizado de acordo com as normas que regulam o segmento. 

Para manter o trabalhador seguro é essencial que, além de escolher o equipamento adequado, esteja atento ao prazo de validade do mesmo. 

Quanto tempo dura um EPI?

A vida útil de um EPI varia muito. Não existem normas ou regulamentações específicas que definam a validade de cada item. Isso vai variar de acordo com a qualidade, frequência de uso e maneira que o equipamento está sendo conservado. No entanto, alguns especialistas definiram uma média da validade de alguns equipamentos, confira:

O que define o tempo útil de um EPI?

Vários são os fatores que influenciam a vida útil de um equipamento de segurança, porém, vale ressaltar, que todos os itens que são comercializados devem vir com orientação do fabricante quanto a forma correta de uso e validade do mesmo. 

Para definir esse prazo, são feitos diversos testes de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com a utilização das Normas Técnicas Brasileiras (NBRs). A partir disso, são definidos a periodicidade da troca do equipamento de proteção individual. 

Vale enfatizar que usar esses EPIs pode expor o trabalhador a uma série de riscos. 

Quando devo renovar os EPI ‘s?

Além do prazo de validade estipulado pelo fabricante, é importante estar atento a outros indícios de que deve haver a troca dos Equipamentos de Proteção Individual, afinal, como está sempre exposto a riscos, é comum que alguns incidentes comprometam a integridade do EPI antes do tempo de vida estipulado pelo fabricante.

Veja alguns casos em que se torna essencial a substituição do equipamento previamente:

  • Caso o trabalhador se acidente durante o uso
  • Quebra do equipamento 
  • Furos no mesmo
  • Trincos
  • Desconforto durante o uso
  • Danos aparentes

Sendo assim, qualquer dano no EPI exige atenção e avaliação da necessidade de troca, além da orientação e fiscalização constante do uso correto do equipamento. 

Onde renovar EPI ‘s?

A Resgatécnica é a opção ideal para renovar os EPI ‘s. Aqui, você encontra diversos equipamentos de segurança e resgate como luvas, botas, capacetes, vestimentas de proteção e muito mais! Asseguramos o desempenho e qualidade de cada um dos nossos produtos. Conheça todos os equipamentos de proteção individual da Resgatécnica, clicando aqui.