Como prevenir e combater incêndios no local de trabalho

Como prevenir e combater incêndios no local de trabalho

Evitar acidentes e manter a segurança de seu estabelecimento e colaboradores deve ser prioridade para qualquer empresa, afinal, alguns imprevistos podem ser fatais e gerar prejuízos que vão muito além do financeiro. 

Principais causas de um possível incêndio

Por incrível que pareça, a maioria dos incêndios acidentais possuem as mesmas causas. Estar atento a essas questões certamente irá reduzir muito as chances de ter que remediar algo do tipo na sua empresa. Conheça as principais causas de incêndio:

Problemas na parte elétrica

Problemas na parte elétrica do imóvel são a principal causa de incêndios. Esses problemas são ainda mais comuns quando se trata de instalações antigas que estão há muito tempo sem manutenção.

É necessário atenção constante a essas questões de estrutura para evitar que aconteçam curto-circuitos.

Aquecimento de aparelhos eletrônicos

Seja por sobrecarga na rede ou falhas no próprio aparelho, o superaquecimento de aparelhos é muito comum, principalmente em lugares que utilizam muitas extensões ou benjamin, também conhecidos como T. 

Esses dispositivos são utilizados para colocar mais aparelhos do que as tomadas normalmente comportam, por isso, devem ser evitados ao máximo. 

Negligência humana

Por conter equipamentos a gás, como o fogão, por exemplo, o refeitório da empresa deve ter a atenção de todos pois, um descuido pode ser suficiente para causar incêndios. 

Além do vazamento de gás, o descarte irregular de bitucas de cigarro pode resultar em acidentes graves, principalmente quando o ambiente dispõe de materiais inflamáveis. 

Como prevenir incêndios?

Evitar que os eventos citados acima ocorram é uma forma muito inteligente de se prevenir incêndios. A seguir, confira algumas formas de colocar esses cuidados em prática:

Mantenha a manutenção da rede elétrica em dia

Curtos-circuitos são a principal causa de incêndios iniciados na rede elétrica. Quando se trata de imóveis antigos, esse cuidado deve ser redobrado pois a fiação antiga pode não funcionar adequadamente. 

Infelizmente, muitas pessoas só tomam consciência da necessidade da troca da fiação quando um acidente trágico acontece. 

Evite o uso de cigarros

Proibir o uso de cigarros nas dependências da empresa pode parecer um tanto radical, porém, o uso da substância está cada vez mais vetado a lugares amplamente arejados e externos.0

Além do mais, caso você permita o uso, é possível definir um local adequado para isso, disponibilizando, também, locais de descarte apropriados. 

Invista em treinamento para seus funcionários

Evitar que acidentes aconteçam deve ser a prioridade de qualquer empresa, no entanto, quando algo do gênero ocorre, ter funcionários capacitados para lidar com a situação e minimizar os prejuízos é essencial. Por isso, é muito importante que haja colaboradores aptos a agir em uma brigada de incêndio se necessário. 

Tenha equipamentos de combate a incêndios

Ferramentas essenciais para uma prevenção de incêndios assertiva, os equipamentos de combate a incêndios não podem faltar na sua empresa. Dependendo do porte, eles são, inclusive, obrigatórios. 

Sem esses equipamentos, torna- se inviável contornar qualquer situação inicial que possa ocorrer, transformando todo pequeno foco de fogo em incêndios imensos. 

É necessário seguir todas as regulamentações que seu segmento exige, seja instalando detectores de fumaça, extintores, sinalizando saídas de emergência, etc. Além disso, mantenha-se atento aos prazos de validade dos equipamentos e faça a manutenção conforme orientado pelos fabricantes. 

Equipamentos de combate a incêndio

Além dos equipamentos citados, existem vários outros equipamentos importantíssimos no combate a incêndio. Aqui na Resgatécnica você encontra:

E muito mais! Confira todo nosso catálogo de combate a incêndios, clicando aqui.